sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO DE RESSOCIALIZAÇÃO


PROJETO CONTAGEM DE PENA – PREVIDENCIÁRIO - E RESSOCIALIZAÇÃO


A Dra. Delasnieve Miranda  Daspet de Souza  afirma  que é possível ressocializar um criminoso, promovendo sua reintegração na sociedade como um sujeito consciente do seu papel, inclusive de seus direitos e limites de cidadão, diminuindo as chances de reincidência. Na  maioria das vezes, o próprio detento não acredita em si mesmo nem em seu potencial como cidadão e, muito menos, na Justiça. Por isso, é fundamental que todas as pessoas que trabalham no sistema prisional tenham convicção de que é possível resgatar o condenado.

É  preciso ter confiança de que toda a engrenagem envolvida no processo – desde a condenação até a execução penal – esteja funcionando no sentido de tratar o preso como um cidadão que está pagando sua dívida social e deve ser preparado para reingressar na sociedade quando estiver quite.


A Comissão de Direitos Humanos por sua Presidente – Dra. Delasnieve Miranda Daspet de Souza,  apresentou um projeto ao Secretário de Justiça e  Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul em maio último que teve vários desdobramentos e tem suscitado o interesse de varias entidades nacionais quanto internacionais



Com o curso de Direito:


É sabido do gargalo que esta situação apresenta aos presídios brasileiros. Existem casos e casos. Procuramos a Anhanguera-Uniderp e outras escolas de Direito do Estado e apresentamos a proposta – de estagiários aprenderem a fazer cálculos.
As universidades apresentaram uma contraproposta que consiste em:

- aferição da contagem do tempo ( cálculo da pena ) como matéria de prática jurídica;
- Professor/coordenador buscaria o processo nos fóruns – (varas penais );
- Sem quaisquer ônus para o PJ.

Contrapartida: - o TJ teria de oferecer um curso de capacitação aos professores das escolas de direito.
Resultado: estamos no aguardo da decisão do TJ -  as escolas de Direito estão prontas.

Previdência

Com o curso de Direito – também se estuda a possibilidade de verificação do problema previdenciário do apenado, lembrando que a previdência social  visa propiciar os meios indispensáveis a subsistência da pessoa humana – quando esta não puder obtê-lo ou não é socialmente desejável que os aufira pessoalmente através do trabalho por motivo entre outros fatos – de PRISÃO – mediante contribuição compulsória distinta, proveniente da  sociedade e de cada um dos participantes.
Os direitos do condenados estão  previstos na LEP. É através desta Lei que o condenado preso poderá, em tese, recuperar o exercício pleno de sua liberdade, de sua personalidade, de sua  existência.
Embora o trabalho do preso não fique sujeito ao regime da CLT ( LEP art. 28 parágrafo 2º ) – ele tem direito aos benefícios previdenciários, entre os quais aposentadoria, salário-família, assistência médica, seguro de acidente de trabalho, auxílio-reclusão aos dependentes, etc. 


Contrapartida: - o TJ teria de oferecer um curso de capacitação aos professores das escolas de direito.
Resultado: estamos no aguardo da decisão do TJ -  as escolas de Direito estão prontas.


SEMI-ABERTO
Com o Curso de Agronomia
1.
Projeto de se plantar  lavoura com plantas   que possam ser utilizadas na alimentação dos internos. O excedente seria negociado com o Ceasa ou Supermercadistas. Os valores obtidos com a  venda  reverteriam  para a própria instituição. Projeto de  criatório de peixes. Criatório de uma área com árvores da região para reflorestamento.

Para a realização e implantação do projeto a faculdade capacitaria 10 detentos que seriam os multiplicadores – com a supervisão dos coordenadores e alunos da faculdade de agronomia,
2.
Da área ociosa de 40 has seriam plantados com gramíneas para alimento dos animais cavalares – da Polícia Montada cuja sede seria transferida para a instituição.
3.
Já foi feita a análise da água que serve a instituição e foi constatado que a mesma não oferece condições de uso – sendo que para a implantação do projeto serão necessários poços artesianos.
4.
Meio Ambiente -  Será desenvolvido pelo curso de Agronomia :
- Recuperação do córrego Gameleira que se encontra totalmente degradado;
- Recuperação da mata ciliar;
- Reciclar o lixão – transformando o lixo em adubo orgânico


Com o curso de Engenharia da  Computação


Os  professores preparariam 10 alunos ( detentos )  que seriam os monitores  no  semi-aberto. Estes  multiplicariam e fariam a orientação dos demais detentos – com curso básico, excel, técnico em computação, etc.
A AGEPEN já tem 15 ( quinze ) computadores  - mas estamos agilizando mais uns cinquenta – precisaríamos em torno de 100 ( cem ) CPS para trabalharmos os semi-abertos do nosso Estado.


Com o curso de Engenharia Civil –

Seriam capacitados alguns detentos para servirem de monitores ou multiplicadores dentro da instituição.
Seriam ministrados cursos de mão de obra: pedreiros, serventes, carpinteiros, pintores, azulejistas e construção de moirões, de tijolos, canos e etc... Produtos que seriam – num primeiro momento – utilizados pelo próprio sistema.

Meio Ambiente -  o curso de Engenharia Civil da ANHANGUERA-UNIDERP apresentou um projeto para a utilização do lixão – que seriam reciclados e usados na feitura de tijolos, telhas, etc. que seriam utilizados pelo sistema.


Assim seriam resolvidos  grandes problemas que assolam nosso país e a   humanidade:
a.
Aproveitamento do tempo ocioso dos detentos que com o trabalho ganhariam além do sustento – remição  de pena. Se vierem a auferir rendimento pelo seus trabalhos – tais  valores poderiam servir para ajudar seus familiares ou os familiares das pessoas que eles prejudicaram.
b.
Ônus menor para a sociedade que arca com a manutenção dos presídios e presidiários e até de seus familiares.
c.
Problema de meio ambiente com a recuperação de rios degradados e reciclagem dos lixos que também geraria dividendos aos presos e as instituições.
d.
Estaríamos promovendo – em síntese – a tão propalada ressocialização.


Dra. Delansieve Miranda Dáspet de Souza
Universal Ambassador Peace Circle
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet