quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carta para a Coordenadora de Educação de Bento Gonçalves - RS


À
Sra. ELIDE CORTEZE FERTILE
MD. Coordenadora Regional de  Educação
Bento Gonçalves – RS




A/C Embaixador da Paz Ademir Bacca




Senhora  Coordenadora,



Vimos, solicitar a V. S., apoio para realizarmos em Bento Gonçalves – no período do XVII Congresso Brasileiro de Poesias – uma Caminhada pela Paz  e pela Não-Violência com a  participação de alunos dos colégios  estaduais.

A proposta da manifestação é criar consciência coletiva pela paz e incentivar a não-violência como um caminho a ser trilhado em todas as instâncias da sociedade.

Seus pontos essenciais são o desarmamento nuclear a nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.

Em vários locais do mundo estão sendo  realizados fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos simultâneos, somando pessoas em expressões múltiplas de um sentimento comum, que permite rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual).

Ensinar nossas crianças  como se conjuga o Verbo Pazear –  que existe nos dicionários, mas que poucos conhecem. O verbo pazear significa harmonizar-se, respeitando as  diversidades  – de gênero, de etnias, de credo, respeito aos idosos e as crianças.

O fator agregador está em vossas mãos, Senhora  Coordenadora,  a Educação e  a Cultura. Pela cultura e pela educação vamos mudar o mundo.

No dia 24 de agosto p.p.,  entregamos ao humanista Daisaku Ikeda – presidente internacional da SGI, um pedido – para que levasse as Nações Unidas nossa proposta de Paz. A paz no nosso entender tem de ser uma matéria de ensino fundamental. Os homens precisam aprender a conviver em harmonia, respeitando-se, a si e aos seus semelhantes.

Para a existência da Paz precisamos de educação, alimentação, saúde, segurança, justiça, que são os pilares da democracia e da Paz e da Não Violência.

Vivemos num mundo moderno, globalizado, não se pode combater violência com violência. A maior de todas as violências é a fome aliada a ignorância.

Numa proposta como essa, a educação tem o papel especial para apontar os caminhos para um mundo com mais respeito ao ser humano, onde os conflitos sejam resolvidos sem agressões ou armas.


Temos ai, em Bento Gonçalves, o Embaixador da Paz – Sr. Ademir Bacca – a quem pedimos auxilio na formatação desta caminhada, quando os alunos levariam faixas alusivas, balões brancos, e, o término, já que estaremos num Congresso de Poesias – num Sarau na Praça.

O trajeto, a hora, a forma da manifestação fica ao inteiro alvedrio dos senhores.
Daqui de Mato Grosso do Sul – levarei minha faixa.

Senhora Coordenadora, este projeto tem o objetivo de elevar ainda mais a cultura da paz e da solidariedade ao nosso povo, fortalecendo os mais velhos e incentivando os mais novos, e, é nossa sugestão de que a comemoração do Dia Mundial da Paz e da Não-Violência em Bento Gonçalves, no querido estado co-irmão do Rio Grande do Sul.





Atenciosamente,
Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Embaixadora Universal da Paz pelo
Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Genève & France 
Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária para as Américas de Poetas del Mundo
daspet@uol.com.br   - 9987-9239 ( 67 )

Sugestões de faixas:
            “A Paz é o caminho”
            “A Paz vem de dentro de você mesmo”
            “Bom mesmo é ter  Paz no coração!”
            “Que a Paz seja contigo”
            “A Paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”.
            “A libertação do desejo conduz à Paz interior”.
            “A Paz do dever cumprido”
            “A Paz é um ideal”.
            “Há Paz em meu ser “.
           
Serviço:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet