Texto de Airton Reis, em homenagem às alunas mato-grossenses Ana Luíza Nascimento e Luciene Nascimento Gonçalves, classificadas e premiadas no Concurso internacional de poesia da paz
Várzea Grande, Barra do Bugres e Diamantino em laço cultural irmanado pelas nossas presidentes Sra. Delasnieve Daspet – Brasil, e, M. M. Gabriele Simond – França-Suíça. Associação Internacional Poetas Del Mundo e Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, ambas filantrópicas e sem fins lucrativos, movidas pelo bem da pátria, da família e da humanidade. Representatividade que nos conclama numa mesma cidadania universal. “Concurso internacional de poesia da paz”, advinda da Rowad American College – Cairo-Egito, que classificou em 28 de março de 2013 duas alunas mato-grossenses em segundo lugar e enaltece com honrarias mais de duas escolas do estado de Mato Grosso em expressão cultural.
Satisfação, alegria e continuidade do nosso trabalho enquanto embaixador da paz em nosso estado rico e promissor, todavia relegado e preterido da verdadeira responsabilidade política deveras inerente aos sucessivos governantes e legisladores estaduais e municipais, que, ao invés de investirem na educação, na cultura e na saúde do povo que os elegeram, só pensam e agem pela perpetuação do poder pelo poder. Obras ausentes e penitentes de apoio institucional. Favas e favelas. Favelados e violência disseminada. Juventude corrompida e marginalizada. Escolas prometidas e sucateadas. Hospitais sem vagas...
Indignação, protesto e pedido de atenção. Valorização aos diretores, professores e alunos de um mesmo estado da federação. Palmas a todos os que se empenham pela humanização do saber sem ponto final. Direito e dever em tênue linha de um mesmo tempo mais do que constitucional. Brasil e Mato Grosso além de um ideal. Várzea Grande e Barra do Bugres em destaque internacional. Diamantino enquanto pedra polida e lapidada da educação mais do que fundamental.
Centro Educacional de Aprendizagem, e, Escola Estadual Paulo Freire, Assentamento Antônio Conselheiro, nossas mais brilhantes estrelas em nível mundial. Mato Grosso reluzente. Várzea Grande, Barra do Bugres e Diamantino num mesmo trinômio mais do que competente. Paz presente!
Parabéns às alunas classificadas e premiadas Ana Luíza Nascimento e Luciene Nascimento Gonçalves, nossas jovens classificadas em segundo lugar. Parabéns diretores, diretoras, professores e professoras pela condução da educação pelo saber mais do que espetacular, uma vez que disputaram com 40 países do mundo e mais de 1500 inscritos. Paz presente!
Recebam a nossa gratidão valorosas alunas e escolas participantes, em nome do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, França-Suíça, em nome da nossa presidente MM. Gabriele Simond, bem como em nome da Associação Internacional Poetas Del Mundo da qual em Mato Grosso nós somos o representante estadual, em nome da nossa presidente, e, também embaixadora da paz Delasnieve Daspet, este honroso certificado de honra ao mérito, em anexo, referente ao “Concurso internacional de poesia da paz” advindo da escola Rowad American College , no Cairo-Egito.
Ainda registramos e agradecemos pelo apoio incondicional dos obreiros e obreiras dos meios de comunicação, em rádios, em revistas, em jornais e na televisão pelo registro desse fato inédito na história da educação e da cultura do povo mato-grossense. Nosso muito obrigado!!!
Airton Reis é poeta em Cuiabá-MT. Representante Estadual da Associação Internacional Poetas Del Mundo em Mato Grosso. Embaixador da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, França-Suíça.