quinta-feira, 7 de outubro de 2010

21 de setembro de 2010



Autoridades Presentes,
Senhoras e Senhores,
Jovens de Mato Grosso do Sul


O Dia Internacional da Paz que se celebra, anualmente, no dia 21 de setembro,  foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas para comemorar e fortalecer os ideais de paz entre todas as pessoas e nações. É um chamamento mundial para o cessar da violência. A nível mundial a violência tem aumentado, proliferado o armamento e as guerras
Gostaríamos, nesta data – junto com a  comemoração da Federação das Bandas e Fanfarras de MS  realizar um dia de conscientização da cultura do paz, trabalhando a  não violência, o desarmamento e  a valorização da vida.
Nosso estado é jovem – e, tem muito a ensinar aos seus filhos – um desses ensinamentos é levar a todos o conhecimento da Cultura da Paz e da Não Violência.

Queremos ensinar aos nossos jovens   como se conjuga o Verbo Pazear –  que existe nos dicionários, mas que poucos conhecem. O verbo pazear significa harmonizar-se. O que mais  - nossa cidade - uma mãe gentil pode almejar aos seus filhos ?

Temos sido felizes com nossos  governantes. Eles tem nos conduzido,  quase sempre, no respeito  a garantia dos direitos individuais preconizados em nossa Carta Magna. 

Respeitam-se em nosso estado quase todas as diversidades  – de gênero, de etnias, de credo, respeito aos idosos e as crianças. Mas em muitos aspectos temos ainda a observar. Não podemos nos acostumar as mazelas.

O fator  está em nossas mãos,  a Cultura. Pela cultura e pela educação vamos mudar o mundo, começando por nossa Campo Grande.

Para a existência da Paz precisamos de educação, alimentação, saúde, segurança, justiça, que são os pilares da democracia e da Paz e da Não Violência.

Vivemos num mundo moderno, globalizado, não se pode combater violência com violência. A maior de todas as violências é a fome aliada a ignorância.

Temos de criar consciência coletiva pela paz e incentivar a não-violência como um caminho a ser trilhado em todas as instâncias da sociedade.

Temos de incentivar  o desarmamento nuclear a nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos. Cuidar e proteger o meio ambiente – futuro da humanidade.


Somarmos com  pessoas em expressões múltiplas de um sentimento comum, que permite rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual).

Assim elevaremos  a cultura da paz e da solidariedade entre todos , fortalecendo os mais velhos e incentivando os mais novos.
QUE A FORÇA DA PAZ CRESÇA SEMPRE MAIS, QUE A FORÇA DO AMOR CRESÇA SEM TEMOR – QUE REINE A PAZ E ACABEM AS FRONTEIRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet