quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cristiane Sant´Anna de Oliveira Subsecretaria de Ações da Cidadania Gerência de Políticas Públicas da Mulher



Para a Sra.
Cristiane Sant´Anna de Oliveira
Subsecretaria de Ações da Cidadania
Gerência de Políticas Públicas da Mulher
Prefeitura de Corumbá
 


CONVITE PARA TRABALHARMOS A PAZ!
                                                                      



O Dia Internacional da Paz que se celebra, anualmente, no dia 21 de setembro, é um chamamento mundial para o cessar da violência. A nível mundial a violência tem aumentado, proliferado o armamento e as guerras. O Dia Internacional da Paz foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas para comemorar e fortalecer os ideais de paz entre todas as pessoas e nações.
.
Gostaríamos, neste 21 de setembro do corrente ano, e, em todos os anos subseqüentes, podermos -  em Corumbá – que aniversaria no mesmo dia – realizar junto com os festejos da cidade um dia de conscientização da cultura do paz, trabalhando a  não violência, o desarmamento e  a valorização da vida.
.
Conforme houvéramos falado por ocasião do 7º Festival América do Sul – no estando do Fórum Estadual de Cultura, vimos formalizar o convite para uma  parceria  para a promoção da Cultura da Paz.
 .
Rogamos que seja a portadora deste convite ao Senhor Prefeito de Corumbá, e, também, ao Prefeito de Ladário.  
 .
Nosso estado é jovem – e, tem muito a ensinar aos seus filhos – um desses ensinamentos é levar a todos o conhecimento da Cultura da Paz e da Não Violência.
 .
Vamos ensinar ao sul-mato-grossense, começando por Corumbá,  como se conjuga o Verbo Pazear –  que existe nos dicionários, mas que poucos conhecem. O verbo pazear significa harmonizar-se. O que mais  uma mãe gentil pode almejar aos seus filhos ?
 .
Temos sido felizes com nossos  governantes. Eles tem nos conduzido,  quase sempre, no respeito  a garantia dos direitos individuais preconizados em nossa Carta Magna. 
 .
Respeitam-se em nosso estado as diversidades todas – de gênero, de etnias, de credo, respeito aos idosos e as crianças. Mas em muitos aspectos temos ainda a observar. Não podemos nos acostumar as mazelas.
 .
O fator  está em nossas mãos,  a Cultura. Pela cultura e pela educação vamos mudar o mundo, começando por nosso torrão.
 .
Para a existência da Paz precisamos de educação, alimentação, saúde, segurança, justiça, que são os pilares da democracia e da Paz e da Não Violência.
 .
Vivemos num mundo moderno, globalizado, não se pode combater violência com violência. A maior de todas as violências é a fome aliada a ignorância.
 .
Temos de criar consciência coletiva pela paz e incentivar a não-violência como um caminho a ser trilhado em todas as instâncias da sociedade.
.
Temos de incentivar  o desarmamento nuclear a nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.
 .
Somarmos com  pessoas em expressões múltiplas de um sentimento comum, que permite rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual).
 .
Senhora Cristiane,  este projeto tem o objetivo de elevar ainda mais a cultura da paz e da solidariedade ao nosso povo, fortalecendo os mais velhos e incentivando os mais novos, e, é nossa sugestão de que o Dia Internacional da Paz – seja comemorado junto com os festejos do aniversário da cidade – após o desfile – uma grande caminhada – com as instituições da sociedade civil, instituições públicas, escolas, bandas, etc.
Solicitamos o apoio e a parceria da instituição que representas  no envolvimento da população, da sociedade, dos dirigentes de Corumbá.
Atenciosamente,
.
Delasnieve Miranda Daspet de Souza                                            
Embaixadora Universal da Paz pelo
Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix Genève & France 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet