sábado, 21 de dezembro de 2013

2008 - LIMA -PERÚ - MULHERES ÍNDIGENAS - Fórum Internacional

 Primeiro Fórum Internacional de Mulheres Indígenas.
                                Por Delasnieve Daspet*
Participei, em Lima-Peru, do Primeiro Fórum Internacional de Mulheres Indígenas Compartilhando Avanços para Novos Rumos pelo CONAMI – Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil.

O evento foi organizado pela CHIRAPAQ – Centro de Cultura Indígena do Peru que tem a frente a competente Tarsila Rivera Zea e sua equipe.

Pautou-se a reunião no integral desenvolvimento da mulher indígena como a preservadora e transmissora da herança cultural índia e a sua atuação na sociedade, como líder, como mãe, como ser humano, sem deixar de analisar a profunda exclusão na sua condição de mulher, e mulher pobre.

Procurou-se fortalecer a auto-estima da mulher índia para que ela venha a exercer plenamente os seus direitos sociais, políticos e culturais dentro de sua comunidade e de seu País.
Acorreram ao evento índias de todas as Américas.

Estiveram presentes em torno de 300 pessoas de 13 [ treze ] países. Todas elas vestidas em suas roupas de festas, coloridas, chapéus de todas as formas e cores, que falavam de sua forma, de sua região, de sua autoridade, de sua etnia, lutando para preservar suas origens, sua raça, cultura, idioma, comidas, lendas, danças e habitat.

Discutiu-se assuntos atuais de interesse da Humanidade tais como: direitos humanos das mulheres indígenas; problemáticas enfrentados pelas comunidades indígenas no mundo; efeitos das mudanças climáticas; respeito aos territórios e reservas naturais dos povos indígenas bem como a implementação do Convênio 169 da OIT [Tratado sobre os Povos Indígenas e Tribais] Do documento extraído da reunião temos os seguintes pontos :
1. Maior participação política da mulher indígena nos paises envolvidos promovendo-se a igualdade étnica e gênero, contribuindo de maneira sólida os desejos dos Povos Indígenas;
2. Solicitar as instituições financeiras uma estratégia de cooperação com a ajuda e consulta de mulheres indígenas – para que os projetos sejam realmente um impacto dentro da comunidade;
3. Formação política e técnica das mulheres indígenas, bem como, as instituições apóiem essas iniciativas e esforços fortalecendo a participação das mesmas em foros internacionais e discussões nacionais de forma que tenham os mecanismos adequados.
4. Pedido de ratificação do Convênio 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais;
5. Apoiando programas e políticas para fortalecimento dos idiomas, culturas, identidade e forma de transmitir a sua sabedoria as gerações futuras.
5. Instamos aos governantes americanos a apoiarem
6. Exigem que os países desenvolvidos terminem com a prática de contaminação do meio ambiente, e cuidem da “ Pacha Mama “ [ Terra Mãe ] e possa se garantir a sobrevivência da raça humana, implementando programas que ajudem a resolver os problemas criados pela política neoliberal e de globalização.
7. No prazo de 2 anos marcou-se a realização do Segundo Foro Internacional de Mulheres Indígenas.

Mulher Indígena
Delasnieve Daspet

Dedicado à todas as Mulheres e Líderes Índigenas presentes ao Primer Foro Internacional de Mujeres Índigenas 13-16 de abril em Lima - Perú

Tu que perfumas a vida,
Que grita pela igualdade,
Que clama solidariedade,
Que conhece o sol e a lua,
O amanhecer e o anoitecer,
Que vive na penumbra,
Invisível à sociedade.

Tu que integras a natureza,
Sofre discriminações de todo tipo,
Redescubra teus valores e interesses
Teus sonhos e esperanças,
Planos e sentimentos
Na construção de uma comunhão sólida e interna,
Assume o espaço que é teu 
Na terra que é tua por direito!

Necessitas,
Não para uma satisfação pessoal,
Mas no todo que somos, 
Uma comunhão que garanta 
Paz de espírito e fidelidade,
A segurança do sincero e do duradouro
No futuro harmônico e seguro.
Do esforço de cada um
Sem crise de continuidade...

Lembrando que somos partes da mesma Terra!

 Delegação brasileira









































Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet