sábado, 17 de janeiro de 2015

De Jazinha do Carmo



Ontem a Pantaneira esteve aqui Emoticon smile
Quando abri o portão ela disse:
-Vim te ver!
E respondi :
Eu sei!
É sempre assim, aparece...Nas horas mais difíceis.Sempre!
Quando ela saiu eu já estava pronta para recomeçar , peguei a mangueira e comecei molhando as plantas.Lavando a varanda e chuva...muita chuva...eu continuei a lavar o quintal, cheguei no pé de acerola, olhando o estrago.Ai levando o olhar e ele esta lá, olhando para mim e saltitando no telhado Emoticon smile
O Sabia, meio desconfiado, eu só disse bem baixinho
-Olá...tem um estrago por aqui, mas se você tem coragem para voltar aqui, aproveita a água fresquinha, você escutou o barulho, então pode vir.
Ele desceu ate a água, bebeu, tomou um banho e foi embora.
Eu nem me movi com a mangueira com medo dele assustar.
Então recomeçamos, comprei ração para os gatos, de noite vou colocar e água também.
Uma vizinha cria gatos. Eles aparecem a noite para brincar no coqueiro que tenho na calçada. Pensei que gostavam de brincar e arranhar o coqueiro, mas eles também tem fome.A partir de hoje não terão mais.Depois que todos fecharem vamos alimentar eles, apesar da Carminha não ser amante de gatos.
A vida é assim, você só precisa ser amado o suficiente por pessoas corajosas, que te ame muito, para chegar tranquila e dizer
- Vim te ver.
Porque o amigo verdadeiro ama incondicionalmente e chega ...chegando, para o que der e vier. Te conhece profundamente, sabe das dores, agonias e alegrias. Mas confia o suficiente em você para saber que tudo passa, que você é forte , que é capaz.Que quando um verdadeiro amigo, vê o outro em um buraco fundo e escuro , só precisa chegar e dizer com calma
-Sai do buraco! Eu cheguei.
E você sabe que quer sair do buraco escuro rapidinho, e voltar a rir e voltar a olhar a beleza que envolve tua vida.
Eu sou filha única e nunca lamentei, apesar do filho único nunca poder fazer nada, o pai ,as tias,os avós sempre tem medo que ele caia, quebre o pescoço e morra.E acreditem filha única adora dar susto na família, eu dei e muitos.
Antes de tudo, dela eu conheci a poesia e seus escritos.
Desde que aprendi a ler comecei a ler não parei mais, e principalmente poesia. Ela esta entre os que considero "os melhores", e sou crítica, seletiva, se não for bom nem leio.Examino tudo que leio como em uma autópsia, se o livro esta por perto é porque gosto muito.Tenho todos os livros, ganhos e autografados por ela. Minha filha também. Em matéria de emprestar livros eu e Carminha combinamos, é meu e pronto, não empresto nem admito que esteja fora do lugar.
Mas atrás da Pantaneira tem o "ser amigo" aquela pessoa que toda filha única gostaria de chamar "IRMA", e ela é perita em fazer amigos, eu acho que nasceu com o dom de ser "IRMA". Minha filha adora ela e a família toda, e tem um jeito peculiar de trata la. Ou é D.D ou TIA.
Um dia ela disse:
-Mãe estou com uma saudade da minha tia.
E eu:
Que tia Carminha?
Ela respondeu:
-A D.D!
E eu, vc diz que ela não é tia , só amiga, e ela respondeu.
-Ela é minha tia só quando estou com saudade.
Ontem veio na minha casa a Pantaneira e a tia da minha filha
Vou colocar aqui uma foto que quando a Carminha viu pela primeira vez disse:
-DD é uma mulher do mundo
E é, vai a Paris, a África, Manhattan,lança livros em varias línguas,quando assustamos já esta no Peru, cruza no nosso quintal em aviões sem cerimônia e também aparece para um café e um pão de queijo quentinho sem cerimônia.
E ainda cuida ela e o marido com ajuda dos filhos de 60 crianças carentes, isso mesmo, sem alarde, eles tem escola , alimentação, biblioteca, sala de computação, já teve oportunidade em que eu precisando falar com ela ligar na A.M.E e ela estar em sala de aula, fazendo o que? Ora , dando aula, afinal professores faltam, outras esta na cozinha a cozinheira também falta.E o almoço das crianças vai ser servido, nem que chova canivete aberto.
E sonha com a PAZ...Ergue a bandeira e vai...
Se existir outra vida imagino o que ela vai fazer por lá, se não existir vai deixar um legado para o Brasil e o mundo.
Pantaneira você é sempre bem vinda, da próxima vez já vai ter pão de queijo quentinho e café fumegante.
O buraco escuro?
Que buraco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet