domingo, 29 de setembro de 2013

A MÚSICA E A JUVENTUDE - por Delasnieve Daspet


.
Ontem, acompanhei o Edilson Aspet, o Carlos Eduardo e o Reinaldo Arguello, todos da Fundação de Cultura/MS, a Bonito, para o Circuito  Sul-Mato-Grossense das Bandas. Participaram onze municipios, cada uma mais garbosa, mais charmosa, mais exuberante, orgulhosa de suas bandeiras, cores e melodias.
Era jovem que saia de todos os lados. De todas as raçãs, de todas as cores. Altos, baixo, magros, gordos. A banda da escola Juliano Varela composto por jovens com sindrome de Down - nos mostrou uma vez mais - que ser down não é estar doente.
E ocupar os jovens - faze-los participar ativamente - valoriza-los - é, sem qualquer sombra de dúvidas,  o caminho para que se tornem cidadãos, se profissionalizem, sejam aceitos em suas tribos, que não busquem caminhos alternativos que tantos danos causam aos familiares, à sociedade, e, a cada um de nós, e, especificamente - a cada um deles..
Lecionei por muitos anos Educação Moral e Cívica e OSPB - matérias que já não acontecem nos dias atuais, e ao ouvir as bandas, ao ver os jovens desfilando suas cores, de novo, de novo, de novo, emocionei-me às lágrimas e orgulhei-me de fazer parte de um estado onde estamos tentando, através da educação, ajudar os filhos de nossa gente.
.
Delasnieve Daspet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet