sexta-feira, 21 de setembro de 2012

POR UMA CULTURA DE PAZ - Dia Mundial da PAZ - 21.09.12

Dia Mundial da Paz - 21 de setembro de 2012
.
Aqui estamos para celebrar o dia mundial da paz.
Execução do Hino Nacional
Este ano, Campo Grande, através de 53 escolas do município, estará desenvolvendo um apelo – em nível mundial – pela paz.
com as bandeiras e os escoteiros
Os estudantes foram estimulados a falarem  sobre o SEU SONHO DE PAZ.
discorrendo sobre a paz.
Cada criança, cada estudante, em uma folha de papel sulfite, vai apresentar a sua carta ou o seu desenho sobre o que, para ele, significa  paz.
Secretário Municipal de Educação Prof. Volmar Vicente Filippin.
Com isso pretendemos  integrar as crianças em idade escolar e motivá-las para falarem de seus sonhos, de praticarem a paz, de compartilharem, de solidarizarem,  além de promover o diálogo entre as mesmas na promoção da cultura da paz.
Prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho
Essas cartas e desenhos serão transformados num livro e serão enviados à ONU, entregue aos nossos governantes, em todos os âmbitos, para que através do olhar e do sonho dos estudantes, possamos resgatar os nossos em prol da humanidade.
 Delasnieve Daspet, Secretário Volmar, Prefeito Nelson Trad Filho
 e o diretor do RankBrasil, Luciano Cadari
Não tem como mudar o mundo – mas poderemos nos mudar. E vamos mudar  com o olhar da criança, do jovem, do estudante
 Delasnieve Daspet
Olhar que nos fará  eliminar as guerras, e,  nos permitirá sair definitivamente da pré-história humana e fazer um passo de gigante sobre o caminho evolutivo da nossa espécie. Um mundo sem guerras  e sem violência é uma proposta que abre o futuro e que aspira se a concretizar em cada canto do planeta, para que o diálogo substitua a violência.
 Raji do Sax executou  o Hino Nacional
Estamos tentando unir todas as forças do pacifismo e da não violência ativo no mundo – levar a todos – a voz dos que não se fazem ouvir, dos que não se fazem entender – a voz de milhões de seres humanos que pedem o término de qualquer guerra.
 e My Way
.A paz – amigos – significa experimentar a vida. A VIDA SEM VIOLENCIAS. É mover-se ao encontro da liberdade e escolher   o seu próprio caminho. E para isso,  precisamos da paz. Paz também significa  estar de acordo com você mesmo, com a paz interior. Quantas vezes queremos algo e atuamos de maneira diferente ao nosso querer?
 platéia
 Precisamos eliminar –antes de qualquer coisa - a violência interna, e ficarmos em paz e experimentar  a paz, sem dúvidas, sem perturbações.
 platéia
É muito importante falar de paz e praticar a paz. A violência é uma doença, classificada como tal pela organização mundial da saúde. Vivemos num mundo moderno, globalizado, não se pode combater violência com violência. A maior de todas as violências é a fome aliada a ignorância.
 DD, Prof. Osmar e Valter Jeronymo
Por isso queremos  aprender com esses jovens, voltar a sonhar e buscar a harmonia com este poema que chamei de PAZEAR:
 Grupo de Danças Folclóricas Camalote
 Eu pazeio quando sou responsável pela paz  e  direciono corretamente os poderes de minha mente;
 Com as bandeiras, Nelson Vieira, escoteiros, Valter Jeronymo e Flávia Santos
Tu pazeias quando concedes ao teu semelhante o direito pleno de expressão de acordo com o seu  entendimento;
 dançarina do Grupo Camalote
 Ele pazeia quando reconhece que os seus direitos cessam quando se iniciam os direitos de outros;
 Grupo Camalote
Nos pazeamos quando fazemos uso dos poderes interiores para criar as nossas oportunidades;
crianças da Rede Municipal de Ensino ( painel )
  Vos pazeais quando consegues promover a evolução dos que vos cercam, sem considerar ameaçada a vossa posição;
  Eles pazeiam quando compreendem que as leis divinas diferem das leis criadas pelo homem e que nenhum direito especial ou divino  é  concedido a alguém unicamente por sua origem;
  Pazeamos quando reconhecemos que os recursos naturais devem servir indistintamente a todas as formas de vida, e que não nos  cabem direitos exclusivos sobre eles.
  Pazeamos – se compreendemos que nada é mais livre do que o  pensamento e que o pensamento construtivo transforma  o Homem, direcionando-o à sua verdadeira meta.;
  Pazeamos quando sentimos que toda  felicidade depende do simples fato de existir; de estar de bem com a vida e de que  todo ser humano pode vir a ser um grato amigo, quando convencido pela argumentação sincera;
  Pazeamos quando escolhemos bem os nossos dirigentes pois deles dependem a grandeza de nosso povo e de nossa nação.
  Pazeamos quando exercemos a nossa cidadania através do voto consciente.
  Pazeamos, enfim, quando reconhecemos que somos partes integrantes do universo e que a cada um cabe a busca do lugar onde melhor possa servir.
  Se estamos em paz,  promovemos a paz dos que nos  cercam.
  Por sua vez, eles promovem a paz daqueles que estão à sua volta e que também farão o mesmo.
  Então, a paz  começa em cada um de nós. Individualmente. Sem ela não pode haver a necessária  transformação social.
  Paz a todos, sob o azul do nosso céu, sob o escaldante sol, sob nossas casas, nossa terra, avançamos juntos pela esperança de dias melhores a todos nos.
  Vamos transformar nossa cidade na capital brasileira da Cultura  da Paz – onde os direitos e as garantias individuais do ser humano são respeitados e  cumpridos.
  Viver em Campo Grande   é sinônimo de  viver em meio a natureza, aos animais, as flores, ao perfume do cerrado, ao respeito ao ser humano – será também viver numa cidade  que  constrói a paz e o respeito aos seus cidadãos.
  Campo Grande  está, com seus jovens, construindo a Paz – somos todos responsáveis por essa construção.
   Em nome do prefeito Nelson Trad Filho e  do secretário Volmar Vicente Filippin  cumprimento e  agradeço a todos os presentes  neste dia que começa pleno, um pouco nublado, e, isso é ótimo, pois prenuncia chuva, sinônimo  de colheita farta, de saúde, de tempo ameno.
Estendo os agradecimentos a toda equipe do Professor Volmar, em especial ao Professor Osmar Martins,  ao Valter Jeronymo da Editora Life, Prof. Américo Calheiros e Edilson Aspet,  da Fundação Estadual de Cultura, ao Raji do Sax; ao  Grupo Camalote;  a direção e aos alunos do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, grandes parceiros deste evento que está sendo auditado e certificado  pela RankBrasil, na segunda-feira, dia 24, já teremos o resultado do apelo dos estudantes da REME - Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

                                
 
.


 *Delasnieve Daspet - advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais, Conselheira Estadual de Cultura,Embaixadora Universal da Paz, preside a Associação Internacional Poetas Del Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet