domingo, 16 de outubro de 2011

INTERROGATÓRIO DA PAZ


INTERROGATÓRIO DA PAZ  
                                        De: Eliene Ferreira- Presidente ALB de Caçu/GO
       Ao tomar conhecimento das vencedoras do prêmio Nobel da PAZ deste ano, fiquei imaginando porque algumas pessoas lutam, vibram, desafiam, corre risco de morte para defender os direitos de outros indivíduos que nem fazem parte de seu convívio.
Será ideologia ou reminiscências de algum trauma vivido? Não consegui tranqüilizar minha mente, até porque acompanhamos tanta violência gratuita todos os dias. O homem contemporâneo vive com as emoções a flor da pele.
Aí, lembramo-nos dos homens primitivos, ou homens das cavernas, e ficamos consternados com a barbárie que predominava aquele período da nossa história. Mas os nossos ancestrais pré-históricos matavam pra sua sobrevivência, para garantir sua continuidade. Minha mente não consegue sossegar; qual o motivador do homem moderno em cometer tantos atos insanos?
Atualmente temos que fazer uma oração antes sair de nossas residências.  Pois durante qualquer percurso, pode-se ser assaltada, seqüestrada ou sofrer um acidente de trânsito onde o motorista tenha ingerido álcool. Mas nenhuma lei pode forçá-lo a fazer o tal do bafômetro e muito menos penalizá-lo. Assim sendo, nossas vidas ficam nas mãos de Deus, pois estamos à mercê da marginalidade e da impunidade.
E aí me vem outra pergunta; onde estão nossos governantes que não tomam atitudes favoráveis a cultura da PAZ? Poderia arriscar que talvez estejam ocupados em alguma loja de grife comprando cuecas!
Na história da evolução do homem o Iluminismo é o capítulo onde este se redescobre, luta pelos seus direitos busca novos caminhos, busca a razão. John Locke, Voltaire, Montesquieu, e tantos outros iluminados sonharam uma sociedade justa de indivíduos conhecedores de seus direitos e deveres. Mas não imaginaram que os seus herdeiros contemporâneos deixar-se-iam ser dominados pelas emoções. O sentimento de intolerância esta levando o homem globalizado, a dizimarem os seus conterrâneos.
E novamente me vem à pergunta que motivou este texto; o que leva algumas pessoas terem que lutarem por direitos que em algum período da nossa história foram conquistados.
Estas mulheres estão em regiões onde a religião e a sociedade prega o preconceito em relação ao sexo feminino. O que motivam estas mulheres a lutarem pelos seus direitos. A abrirem mão de sua segurança, pôr suas vidas e de seus familiares em risco.
Penso que se houvesse a oportunidade de fazer esta pergunta a estas mulheres, a resposta seria que o motivador é a PAZ. Mas aí, me vem outra pergunta; como que essas mulheres que são marginalizadas por esta sociedade machista, que durante anos sofreram preconceitos, como cultivaram este sentimento de PAZ?
Um sentimento tão forte de igualdade, liberdade e fraternidade. Mesmo não conhecendo todas que serão favorecidas com suas lutas, isto não as impedem de serem grandiosas.
Estas mulheres já pertencem aos livros da história da humanidade. Serão lembradas e estudadas como as idealistas da PAZ no mundo feminina. E ao longo do tempo alguma mulher beneficiada por este sentimento de PAZ, irá relatar os feitos destas gladiadoras pacifistas. Talvez os exemplos destas mulheres guerreiras da PAZ juntamente com os filósofos de um mundo igualitário tragam a luz da razão para o cultivo da PAZ em nosso planeta.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIOS.

Delasnieve Daspet