sábado, 24 de setembro de 2011

Como se pode construir a paz ?


Como se pode construir a paz ?
           Delasnieve Daspet
.
O caminho será longo, íngreme e desafiador para que um novo modo de conviver se torne cultura, na qual não mais seremos os “donos” da natureza, nem imporemos um único repertório de valores à diversidade das culturas, mas poderemos compor com elas a maravilhosa teia da vida, e, aprenderemos, enfim, a conjugar o VERBO PAZEAR em todas as suas formas, em todas as suas nuances, em todas as suas significâncias, retirando de vez do cenário mundial a  fome, a sede,  o  frio, as  carências,  e colocando a  harmonia, a solidariedade e o amor.

210911 DIA ESTADUAL CULTURA PAZ

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Delasnieve Dáspet: a dama da paz do MS


No site da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul:

Delasnieve Dáspet: a dama da paz do MS

 
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Por: Assessoria   Foto:  
Se a vida de Delasnieve Miranda Dáspet de Souza fosse um livro, seria um livro de poesias. Advogada por profissão, ela também participa ativamente de vários movimentos não só de sua área de atuação como também do campo da cultura à qual se aproximou pela paixão que cultiva pela Literatura. Ela é também, antes de tudo, uma batalhadora pela paz no Mato Grosso do Sul. O currículo fala por ela.

Atualmente, Delasnieve é correspondente, no Brasil, do Movimento Cultural Oro de Los Tigres (Argentina),  delegada para Mato Grosso do Sul da Casa  da Casa do Poeta Latino Americano – CAPOLA. É, também, delegada para Mato Grosso do Sul da APPERJ – Associação dos Poetas e Escritores do Rio de Janeiro RJ e representante para Mato Grosso do Sul da ABRACE –Movimento Cultural de Montevidéu.

Delasnieve atua, ainda, como representante, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, do Movimento Literário – CEN – Ponte Luso-Brasileiro para Lusófono e é a Embaixadora para o Brasil de " Poetas Del Mundo" de Santiago – Chile, ocupando, também, o cargo de Sub-Secretária para as Américas do Movimento Poetas del Mundo.

A sul-mato-grossense é, também, Embaixadora Universal da Paz (Suiça e Coréia) e representante para Mato Grosso do Sul do Proyeto Sur – Canadá- Montreal. É, ainda, Presidente da AME-Assistência ao Menor; Organizadora em Campo Grande do Sarau Lítero-Musical Fogo de Chão – no CTG Farroupilha e Membro da BPW (Business Professional Women) Internacional.

Delasnieve Miranda Dáspet de Souza atua como Membro da Academia de Artes de Cabo Frio – RJ e é Governadora para Mato Grosso do Sul do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – RJ, além de ser Conselheira Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul e Conselheira Municipal de Assistência Social de Campo Grande – MS.

Delasnieve é também Palestrante da FLIPORTO ( todos os anos ) - Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas – PE ( atualmente em Olinda-PE); Membro da Academia Pan-Americana de Letras e Artes - RJ; Membro da Academia de Letras Castro Alves s- RS; Membro Fundadora da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio Grande do Sul – FALA-RS; Membro da Phaternon Literária – RS; Membro do Fórum Estadual de Cultura/MS; Membro da UBE/MS; Membro do World Poets Society ( W.P. S. ) e Representante em Mato Grosso do Sul da Union Hispanoamericana de Escritores – Peru.

Sobre Delasnieve

Delasnieve Daspet nasceu na cidade de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, aos 12 de setembro de 1950. Filha de Abrahan Daspet e Silvia Miranda Daspet, formou-se em direito pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso – hoje UCDB –Universidade Católica Dom Bosco. É casada, há 35 anos, com o escritor Nelson Vieira de Souza e tem dois filhos –Marcel e Werner. É advogada de formação, atuando sempre no direito civil. Humanista e Ativista das causas Sociais, Direitos Humanos, Culturais e da Paz, ela tem ministrado palestras sobre os referidos temas por todo o país.

NOITE DE CULTURA DA PAZ

NOITE DE CULTURA DA PAZ

terça-feira, 20 de setembro de 2011
Por: Talitha Moya   Foto: Wagner Guimarães 

Sessão solene "Cultura da Paz" foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.O dia 21 de setembro é proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um dia de cessar fogo e de não violência em todo o mundo. Para celebrar a data, mais de 200 pessoas se reuniram na noite desta terça-feira (20/9), na Assembleia Legislativa, para a sessão solene “Cultura da Paz”, evento que promoveu uma reflexão sobre a prevenção da violência e o respeito à vida.

A iniciativa partiu do deputado estadual Laerte Tetila (PT), autor da lei 4.034, que celebra o Dia Estadual da Cultura da Paz e o Prêmio Paz e Cultura com a finalidade de propiciar à comunidade uma perspectiva de solidariedade e tolerância. “Que as pessoas promovam neste período uma programação para se cultivar a paz, principalmente através da educação, até porque existe uma defasagem muito grande em relação ao tema”, afirmou o parlamentar.

A proposta, explica Tetila, partiu da escritora e poetisa sul-mato-grossense Delasniéve Daspet, que atualmente é Embaixadora Universal da Paz para o Brasil. Reconhecida pelo seu ativismo nas causas sociais e humanas, Delasniéve foi uma das homenageadas da noite.

Em seu discurso, ela ressaltou a importância da promoção da gentileza entre as pessoas. “O dia da paz não deveria ser apenas hoje, deveríamos lutar por ela todos os dias das nossas vidas”, enfatizou. “A paz começa a partir de cada um de nós, ela tem que estar inserida dentro do nosso coração para ser levada adiante", concluiu.

Na solenidade também foram homenageados o professor Aleixo Paraguassu, idealizador e fundador do Instituto Luther King, entidade que objetiva oferecer cursos preparatórios para vestibular a alunos negros, índios e portadores de necessidades especiais.

Para os participantes do evento, Aleixo lembrou a história do primeiro presidente negro da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela. “Ele ficou preso por 27 anos submetido às maiores humilhações, e quando se tornou presidente, convidou seus antigos carcereiros para jantar no palácio”, contou. “Quando perguntado porque ele os chamou, Mandela respondeu que era para dar-lhes a oportunidade de se enxergarem como seres humanos”, continuou, emocionado.

Outras 15 personalidades receberam homenagens dos deputados estaduais. De acordo com Tetila, o momento foi para “agradecer os verdadeiros construtores da paz que têm um trabalho contínuo nas comunidades, por meio de exemplos, das palavras e ações”.

O presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Américo Calheiros, acompanhou a solenidade. Segundo ele, a paz só poderá ser alcançada por meio do diálogo. “É fundamental estabelecer o diálogo porque ele é essencial para criar harmonia entre as pessoas”, afirmou.

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos (PMDB), e os deputados Laerte Tetila e Dione Hashioka (PSDB) receberam das mãos de Delasniéve o Diploma de Honra ao Mérito pelas ações desenvolvidas para a efetivação da cultura da paz para Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "Portal ALMS". Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ALMS".